quinta-feira, 2 de setembro de 2010

o tempo passa, o tempo voa... não temos mais em casa um bebezinho e sim um bebezão que já exibe uma certa personalidade e nos exige um pouco mais de sabedoria na difícil tarefa de “ser mãe e pai”.
Aos 7 meses tudo é movimento, trocar fraldas se tornou uma tarefa quase impossível, dar banho exige uma mamãe quase “polvo” com inúmeros tentáculos para poder segurar um bebê que tenta rolar, engatinhar e bater pernas e braços dentro de uma banheira cheia de água, colo!!??? nem pensar !!! O negócio agora é chão, para tentar explorar lugares perigosos mas que para os olhos de um bebê de 7 meses é uma verdadeira aventura.

Estou julgando o sétimo mês como um mês bem complicado já que existe agora um bebê bem inteligente e esperto, mas com movimentos ainda um pouco limitados, o que lhe traz ansiedade, frustração e uma certa irritação e isso exige de nós mamães uma paciência elevada ao cubo.

E adivinhem no que toda essa agitação do sétimo mês está refletindo???

Quem respondeu sono acertou...rs!!!

Durante o sexto mês de vida me presenteou com algumas noites inteiras de sono, mas a mamis aqui comemorou cedo demais!!! Agora ao sete meses, estamos tendo noites péssimas novamente com direito a 4 ou 5 vezes de solicitação da mamãe e muitos resmungos num sono pra lá de agitado.

Estou muito cansada e esgotada, sempre procuro dormir nas sonecas diurnas, mas não é suficiente para compensar uma noite inteira mal dormida, mas tenho em mente que isso é uma fase e sei que  faz parte de um grande percentual de bebês que estão na estatística de bebês que dormem mal, é difícil para nós mamães, mas ninguém morre de sono, não é mesmo??? Só temos que tomar cuidado para não provocar algum acidente por aí, andando cheia de olheiras, quase um zumbí.

Sabem, leio por aí alguns blogs de outras mamães que relatam que seus filhos dormem a noite inteira desde os 3 meses de vida, será que isso é possível, ou algumas pessoas só gostam mesmo de florear a maternidade e esquecem de comentar que também encontramos muitos espinhos nesta jornada???!!!!

Hoje tenho a plena certeza do verdadeiro significado da palavra MÃE, que é nada mais, nada menos que DOAÇÃO, SUPERAÇÃO DOS LIMITES FÍSICOS E MENTAIS.

Mas também sou consciente que depois dessa doce aventura não serei mais a mesma mulher...serei mais forte, para lutar pelos meus ideais, da minha filha e marido, mesmo com tanto cansaço e esgotamento físico continuo apaixonada por essa aventura e meu coração já foi contaminado pelo mais puro amor.

Por isso mamães cansadas como eu, força, muita força para nós...dias mais tranqüilos com certeza virão, afinal, não dá para ganhar um troféu sem correr a maratona, não é???!!!!

Que todas nós tenhamos muita paciência e sabedoria, afinal todos os nossos atos e pensamentos são totalmente captados por nossos bebês, pois ainda estamos em simbiose com eles, então todo choramingo noturno, procuro dar um suspiro, conto até 10 e me levanto com todo amor e carinho para atender a minha filha, sei que isso refletirá futuramente em sua personalidade, sei que não sou perfeita, mas para a Julia pretendo ser mesmo MÃE, se é que vocês me entendem....

CARTA DE UM BEBÊ QUE NÃO DORME A NOITE TODA PARA SUA QUERIDA MÃE

É, FAÇO PARTE DA ESTATÍSTICA DOS BEBÊS QUE MESMO COM MEU TEMPO DE VIDA, AINDA NÃO DORMEM A NOITE TODA. PACIÊNCIA, MAMÃE, E VÊ SE ESQUECE AQUELA IDÉIA DE MURICALM, REMÉDIO PARA DORMIR, JÁ VOU AVISAR QUE NÃO VAI ADIANTAR FICAR ME DROGANDO E PODEMOS COMPLICAR AINDA MAIS AS COISAS. ACORDO PORQUE AO MOVIMENTAR-ME NA CAMA TOMO CONSCIÊNCIA DE MEU CORPO E PERCEBO QUE ESTOU SÓ. NO QUARTO COM AQUELA LUZINHA MINGUADINHA, AS SOMBRAS TODAS SÃO ASSUSTADORAS, O SILÊNCIO DA NOITE ME CONSOME, NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA DE ONDE ESTÃO AS PESSOAS E A LUZ DO SOL E ENTÃO BOTO A BOCA NO TROMBONE E VOCÊ VEM. QUANDO VOCÊ CHEGA SONADA E CALMA, ME ABRAÇA DEVAGARINHO, DURMO NUM INSTANTE E VOCÊ VOLTA PARA SUA CAMA, MAS QUANDO VOCÊ VEM TENSA, COM VONTADE DE NÃO VIR, PENSANDO EM MAMADEIRAS E TRANQUILIZANTES, SOLUÇÕES MÁGICAS E URGENTES, PARA EU LITERALMENTE LARGAR DO SEU PÉ NAS MADRUGADAS, AÍ A COISA ENROLA. EU SINTO VOCÊ, NÃO SOU LÁ GRANDE PENSADOR, EMBORA JÁ TENHA UM RACIOCÍNIO RAZOÁVEL, MAS PERCEBO VOCÊ COMO NINGUÉM, LEIO A EXPRESSÃO DO SEU ROSTO, SEI DIREITINHO QUANDO SEUS OLHOS TEIMAM EM NÃO ME FITAR E AÍ ENTRO EM DESESPERO, VOCÊ FICA PARECENDO UMA MAMÃE MONSTRA E NÃO A MINHA AMADA MÃE. DIANTE DESSE QUADRO, REAJO IMEDIATAMENTE E SOU CAPAZ DE TRANSFORMAR UM DESPERTAR BÁSICO NA MADRUGADA, NUM BAILÃO DO ZÉ BOLÃO. SOSSEGA, MÃE, EU VOU DORMIR, VOU SURPREENDÊ-LA, MAS PARA ISSO PRECISO DE UM POUCO DE ESPAÇO PARA ESSE MEU TEMPO INTERNO. NÃO ESTOU DOENTE, SOU UM BEBÊ FELIZ, QUE COME BEM, SE DESENVOLVE BEM, TENHO UM BOM PESO, BOM TAMANHO, SÓ NÃO PROCESSEI AINDA ESSA HISTÓRIA DE FICAR SOZINHO DORMINDO A NOITE INTEIRA, MAS CHEGO LÁ. LOGO EU VOU COMEÇAR A ANDAR, GASTAR MAIS ENERGIA, FICAR MAIS CANSADO E ENTÃO UMA BELA NOITE VOU ADORMECER E SÓ ACORDAR DE MANHÃ. VOCÊ VERÁ QUE NEM CHORAR MAIS EU VOU, PROVAVELMENTE SENTAREI NA CAMA PARA BRINCAR, PASSAREI A CHAMÁ-LA EM VEZ DE CHORAR E GARANTO; MUITOS ANOS PASSARÃO EM SUA VIDA E VOCÊ SENTIRÁ SAUDADE DOS MEUS TEMPOS DE BEBÊ, DIRÁ PARA OUTRAS MÃES QUE ESSAS MADRUGADAS – QUANDO NÃO SE SABEM SE ESTÃO INDO OU VINDO DOS QUARTOS DE SEUS BEBÊS -, SÃO NOITES MÁGICAS DE APRENDIZADO, SUPERAÇÃO, VÍNCULOS QUE MUDAM DE FORMATO. NADA É PARA SEMPRE, MAMÃE, TUDO PASSA, TUDO MUDA DIA APÓS DIA, NOITE APÓS NOITE.

Trecho do livro “Bebês de mamães mais que perfeitas” – Claúdia Rodrigues

Beijos...

Fabi da Juju

mae em tempo integral

Quem nunca teve um pensamento medíocre na vida, que atire a primeira pedra!!!

Pois bem, assim eu errei ao pensar que uma mulher só podia ser valorizada se dedicasse sua vida a uma profissão, filhos e marido deveriam se encaixar numa rotina onde a mulher deixa o lar às 6 hs e só retorna às 18 hs, essa sim tinha experiência de vida e qualidades invejáveis.



O que poderia saber da vida uma mulher que fica entre quatro paredes cuidando de um bebê chorão??? Essa vida eu nunca quis para mim...

Pensamento de uma jovem imatura ou imposição de uma sociedade que esqueceu antigos valores???



Não tenho as respostas, mas o que sei, é que mais uma vez a vida e o destino me pregam peças, me ensinam e me mostram diferentes caminhos a serem percorridos e acabaram me transformando em uma "MÃE EM TEMPO INTEGRAL".



Faço sim parte desse "time" de mulheres batalhadoras com muito orgulho agora, pois o que tenho aprendido nesses poucos meses superam o aprendizado de 10 anos trabalhando fora.

A vida não é fácil para uma "Mãe em tempo integral", ao contrário do que a maioria pensa de nós, nossos dias não são iguais e todos os dias enfrentamos desafios, talvez não de uma nova venda, de um novo orçamento ou de uma reunião com o diretor, mas sim desafios da alma.

Sabem o que é isso???



Agora eu sei!!! Quando me tornei mãe me transformei automaticamente em uma pessoa melhor e agora vivenciando esse papel de mãe em tempo integral senti minhas qualidades sendo "lapidadas", como um diamante bruto, que pela falta de tempo para provar das coisas simples da vida tinha perdido seu brilho.



Se você enxergar "ALÉM" das coisas, verá que ser mãe assim, por 24 horas não se limita a trocar fraldas de côco e xixi, preparar mamadeiras e acalmar um bebê chorão, mas sim de fazer exercícios de paciência, de superação física e mental, de positivismo e o melhor de tudo, colocar os "óculos da vida" para ver graça em um pingo de chuva, ter criatividade suficiente para transformar garrafas em tambores e colheres em baquetas, observar as cores das flores que você já passou inúmeras vezes e não se recorda nem ao menos que elas existiam e além de tudo conseguir rir dos seus erros e encher os olhos de lágrimas com um sorriso banguela.



Trabalhar fora por necessidade sim!!! Afinal algumas mulheres precisam buscar dinheiro para o alimento sagrado do seu filhinho, mas o que me intriga é que muitas mulheres trabalham fora para encontrar um refúgio dessa vida tão intensa e simplismente fogem dos filhos, afinal seu orçamento no final do mês não supera os gastos com a terceiração da educação e cuidados do seu filho.

Porque??? Porque ter medo de uma vida tão intensa??? Será que alguém pode me responder???



Enfim, se eu vou trabalhar fora um dia??? Claro que sim, mas só quando minha filha puder se comunicar e se locomover sozinha, até lá...serei sua voz e suas pernas vivendo assim a minha vida como "MÃE EM TEMPO INTEGRAL".



"Se a felicidade depende de um período, esse período é o primeiro ano de vida. Se depende de uma pessoa, essa pessoa é a mãe."

Frase do psicanalista Donald Winnicott (1896-1971).



Reflitam!



Beijos e ótimo fim de semana,

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O pH normal do sangue varia entre 7,3 e 7,4, sendo levemente alcalino. É nesta faixa que as funções orgânicas podem ter um “ótimo” desempenho.




Pelo processamento que os alimentos sofrem durante a digestão, eles podem gerar substâncias: alcalinizantes ou acidificantes.





ALIMENTOS ALCALINIZANTES

Frutas, legumes e verduras, na sua maioria.





ALIMENTOS ACIDIFICANTES

Leite, açúcar, carnes, cafeína, gorduras, álcool e aditivos químicos contidos em alimentos industrializados.

Se o pH sangüíneo estiver ácido precisará ocorrer uma adaptação do organismo para equilibrar o mesmo. Além de gerar um estresse, ocorrerá uma maior excreção urinária de cálcio.

Nosso intestino é habitado por bactérias "boas e más".

As más bactérias intestinais fermentam proteína e gordura mal digeridas, favorecendo um pH alcalino no intestino que prejudica o desenvolvimento e a manutenção das boas bactérias e diminui a absorção de minerais. No sangue, o consumo de proteína, gordura, açúcar, leite e derivados mantém um pH acidificado, dificultando a ação e utilização dos minerais, inclusive do cálcio, ao mesmo tempo que aumenta sua excreção renal.





As boas bactérias intestinais fermentam legumes, verduras e frutas mantendo um pH ácido intestinal, prejudicando o desenvolvimento de más bactérias e favorecendo a absorção do cálcio e dos outros minerais necessários para um bom funcionamento orgânico, inclusive manutenção da massa óssea. No sangue, o metabolismo de legumes, verduras e frutas mantém o pH levemente alcalino, ideal para que as reações orgânicas aconteçam, favorecendo a biodisponibilidade do cálcio e, conseqüentemente, sua fixação no osso, já que não precisa ser usado como tampão dos íons ácidos vindos da dieta.





Para evitar a osteoporose, precisamos de cálcio, e os alimentos verde-escuro são os que oferecem maior utilização pelo organismo.

É grande o consumo de laticínios do brasileiro e por que temos índices tão altos de osteoporose? Não deveria ser o oposto?
De nome científico Polymnia sonchifolia (esquece o nome científico), é um tubérculo originário dos Andes. Com sabor de pêra e melão, aparência de batata doce, o yacon está sendo considerado um alimento nutracêutico, principalmente em decorrência dos estudos sobre a diminuição dos níveis de açúcar no sangue após consumo repetido do mesmo. Esse uso contínuo sugere que a substância hipoglicemiante requer um certo período de tempo para adequar sua concentração no organismo.




Na ciência da botânica, há informações sobre cerca de 800 espécies de plantas utilizadas no controle do diabetes. Porém, somente 5 delas têm sido cientificamente estudas. O yacon é uma delas.

O yacon possui um amido diferente, a inulina, a qual apresenta valor calórico reduzido (1 kcal/g) e não é digerível porque nossas enzimas digestivas não conseguem "quebrar" as ligações de cadeias formadas de 2 a 60 unidades de frutose.

Mas aqui está o melhor da inulina!!!

Ao chegar no intestino grosso (cólon) é totalmente fermentada e isso promove o aumento da flora intestinal saudável e diminui o número de bactérias prejudiciais. Por isso, a inulina é considerada um composto prebiótico, e ainda, fibra solúvel. Daí sua ação sobre o equilíbrio da glicose, porque retarda a digestão e absorção dos carboidratos.





MAS NÃO PÁRA AÍ NÃO!! Ufa!!

Além da inulina, foi identificada também nas raízes do yacon, a presença de substâncias antioxidantes, citotóxicas, antitumorais, analgésica, hepatoprotetora e o aminoácido L-Triptofano conhecido como precursor da serotonina e melatonina (neurotrasmissores do "Paz e Amor") e também protetor da mucosa gástrica causada pelo stress oxidativo.





Bem, acho que chega, né? Já temos razões suficientes para consumir o yacon. Sempre recomendo aos meus pacientes, diabéticos ou não, o consumo freqüente dessa "batata".





E COMO SE CONSOME O YACON?

Basta descascar e comer na hora. Como é rica em antioxidante, ela escurece (oxida) se deixar exposta ao ar. Muito suave e ligeiramente adocicada. Parece uma pêra meio aguada hehehe. Bom apetite
Não se começa a falar sobre Radicais Livres (RL) sem mencionar o oxigênio - principal combustível do nosso corpo. Quando chega nas células, o oxigênio sofre várias reações até se transformar em água (70% do nosso corpo), mas uma pequena parte dele (2%) se transforma em RL. E aí iniciam-se nossos problemas. Formamos RL continuamente e, quando em excesso, eles acabam provocando o envelhecimento e as doenças no organismo.








MAS, ENTÃO, O QUE É RL?

RL é uma molécula com número ímpar de elétrons na sua última camada, e começa a buscar elétrons em outras moléculas, fazendo com que elas se tornem RL também! É mole?? E pior! Depois que captura o elétron necessário o RL não readquire sua forma e função originais - está danificado! E a molécula que cedeu o elétron se torna instável, um novo RL! Que horror!

Vocês não imaginam a rapidez com que isso acontece: um RL vive em média 10 microssegundos (1 microssegundo é o milésimo do milésimo do segundo). Assim, se não for controlada, essa reação em cadeia passa a ser um detonador de vários problemas no nosso corpo.





Você deve estar pensando...

"Puxa, Deus fez tudo tão certinho dentro da gente e que história é essa de RL nos destruindo justamente através do oxigênio, que nos mantêm vivos?" Xiiiii...





Pois bem, acontece que os RL não são tão vilões assim: a natureza, que jamais se engana, reservou para eles um papel positivo também, na defesa do nosso organismo. Eles destroem todos os seres estranhos às células através do processo chamado de fagocitose (olha a aula de ciências do colegial, gente!).





Tudo acontece de maneira muito rápida, para que os invasores sejam eliminados e para que não ocorra uma produção excessiva e prolongada de mais RL no corpo. Assim, podemos dizer que eles fazem parte do metabolismo humano.

O problema é o excesso deles!!!

Estresse. Quem não está estressado hoje em dia? Pois bem, estresse produz adrenalina e para metabolizá-la, uma grande quantidade de RL é formada.





Cigarro. Cada baforada contém cerca de 100 trilhões de RL.



Jet lag. Você sabia que fazer um vôo transatlântico equivale em RL a fumar 200 cigarros? Peraí, mas sem os danos aos pulmões. O resultado da ação dos RL é a sonolência, o desânimo e o raciocínio lento. Em função disso, muitas pessoas já fazem uso de antioxidantes antes e depois de voar longas distâncias.





Poluição.





Raios solares UV.





Carne vermelha, pricipalmente com gordura. As gorduras saturadas são suscetíveis ao ataque dos RL. Portanto, são alimentos pró-oxidantes. Além disso a carne é rica em ferro e quando esse se combina às gorduras, aumenta a produção de bile. Os ácidos biliares solubilizam o ferro, que se torna reativo e começa a formar vários RL!!!

Imaginem agora os hambúrgueres, as lingüiças, os bacons, etc.





E aí, não vamos comer nunca mais esses alimentos? Podemos sim, com pouca freqüência e sempre acompanhados de muita salada, frutas, legumes e atividade física com moderação (o excesso gera RL). E reforçando: carnes, em geral, devem entrar no nosso prato em pequenas quantidades - 100 a 150 gramas por refeição e sempre retirar as gorduras visíveis.

Minha vó sempre dizia: o que é demais... sobra!
Pois bem, no post anterior escrevi a respeito de Radicais Livres (RL) e hoje vou abordar sobre ANTIOXIDANTES, isto é, substâncias que nos defendem da ação deletéria dos RL.




Nosso corpo tem capacidade de produzir antioxidantes, chamados Antioxidantes Endógenos. Para melhor explicar vamos dividir esses antioxidantes em 3 grupos - A, B, C.





Antioxidantes do tipo A. São enzimas de nomes complicados e têm a função de destruir os RL no local de sua formação. Um bom exemplo da ação dessa categoria de antioxidantes são os exercícios físicos. Lembrando que exercícios físicos para combater RL devem ser moderados. Assim, os antioxidantes do tipo A destroem RL originados durante a atividade física. Lembra dos 2% de oxigênio consumidos e transformados em RL? Pois é, se a atividade física for extenuante, imagina o consumo de oxigênio do organismo? Muito além de 2%, não acha? Então, muito mais RL serão formados. É por isso que a alimentação do atleta é especial.



Antioxidantes do tipo B. Quando um RL provoca algum dano na célula esse tipo de antioxidante surge para combater essas lesões e impedir a destruição da célula. Que lindo é nosso corpo, não? As vitaminas e minerais que absorvemos dos alimentos realizam essa função.





Antioxidantes do tipo B. Esses entram em ação quando um RL já destruiu a célula e o organismo precisa formar substâncias para regerar a área lesada. Quando um RL danifica o DNA da célula pode levá-la a um processo de cancerização ou morte. Pasme: a ação de agentes agressores (veja no post anterior) faz com que soframos cerca de 10 mil lesões de DNA a cada dia!!



Não poderia deixar de mencionar a poderosa Melatonina, que não se trata de uma enzima e sim de um hormônio. Secretada pela glândula pineal à medida que a luminosidade do dia declina, a melatonina faz uma verdadeira faxina de RL no cérebro, livrando-nos durante o sono de todos os RL acumulados durante o dia. A produção de melatonina cai consideravelmente após os 60 anos. É brincadeira, né? Justamente quando mais precisamos dela... Outro problema: o pico da produção de melatonina ocorre entre 2 a 3 horas da madrugada e por volta das 7 horas da manhã já desapareceu do sangue.





Refletindo: como está a qualidade de seu sono?





Bom, vou parando por aqui. A respeito da melatonina teria muita coisa para falar, mas não é o propósito desse post. Fica para outro momento.

Volto amanhã abordando alguns alimentos antioxidantes que devemos consumir com maior freqüência para proteger nosso organismo dos Radicais Livres.

Um grande abraço.
1º) Os 20% de proteína/dia inclui todos os gramas correspondentes dos alimentos protéicos que compõem a dieta. As proteínas de origem vegetal são consideradas Proteínas de Baixo Valor Biológico (PBVB) e as de origem animal são Proteínas de Alto Valor Biológico (PAVB), tudo isso devido às características dos aminoácidos que formam essas proteínas. Nutricionalmente falando, ambas são importantes para o organismo mas os aminoácidos das PAVB são mais "eficientes" para formar novas proteínas (músculos, por exemplo). As PBVB adquirem maior valor biológico quando combinamos leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, feijão-branco, vagem) com cereais (trigo, arroz, pães, massas). Isso acontece porque os aminoácidos se complementam (os que faltavam em um estão no outro). Olha que idéias legais para fazer essa complementação de aminoácidos:






Arroz com lentilha

Arrroz com feijão (nosso prato nacional cada vez mais banido do jantar dos brasileiros)

Sopa de ervilha com torrada

Hommus (patê de grão-de bico) com pão sírio

Panqueca com vagem (fica divino com bastante cebola)

Arroz com grão de bico

Quinoa (cereal boliviano) isso tudo de bom!

2º) Quanto aos cubos de clorofila pode usar duas vezes ao dia. Em casa, quando a molecada come o que não deve na rua e fica com azia, o suco de clorofila dá uma aliviada muito boa. Melhor do que antiácidos que acabam com nosso estômago e alguns contendo alumínio em sua formulação.

FOTOGRAFAR

Olha o que achei na página da UOL!! Essa pesquisa deveria ter ouvido nossas colegas de RA que vivem fotografando suas refeições.




Aproveito para agradecer as visitas sempre com palavras maravilhosas de afeto e consideração. Estarei respondendo assim que for possível, ok?

Agora vejam que legal!! Tirar foto dos alimentos 'é melhor que diário' para aprimorar dieta.



Os pesquisadores concluíram que a fotografia tem impacto sobre o paciente antes da refeição

Fotografar os alimentos antes de realizar as refeições ajuda mais as pessoas a se tornarem conscientes sobre o que está sendo consumido e sobre as mudanças necessárias em seus hábitos alimentares do que escrever diários, indica um novo estudo realizado nos Estados Unidos. A pesquisa, liderada por Lydia Zepeda e David Meal, da Universidade de Wisconsin-Madison, comparou os efeitos de diários escritos e de diários fotográficos feitos por um total de 43 voluntários.





Os pesquisadores pediram a eles que anotassem tudo o que comiam em um diário, ou tirassem fotografias das refeições, durante uma semana. Depois, eles responderam a perguntas sobre o que comiam.





A conclusão foi que a fotografia tem impacto sobre o paciente imediatamente antes de ele fazer a refeição. Uma resposta típica dos voluntários analisados foi "tive que pensar com mais cuidado sobre o que estava comendo, porque tinha que tirar uma fotografia". Em comparação, os diários, normalmente são escritos horas depois da refeição, tinham impacto menor.





A análise qualitativa das entrevistas com os participantes revelou que os diários fotográficos podem alterar atitudes e comportamentos associados à escolha dos alimentos com maior probabilidade do que os diários escritos, diz o estudo. Segundo Zepeda, "os nutricionistas vêem o diário como um instrumento de registro. Eles agora deveriam explorar o papel da fotografia como ferramentas de intervenção". A pesquisa foi divulgada em um artigo na última edição da revista "New Scientist".

Vou ter que aprimorar o diário alimentar dos meus pacientes, hehehe.

E AÍ, VAMOS DEIXAR À POSTOS NOSSAS CÂMERAS E CELULARES?

Bj. Bom final de semana.

SUCO VERDE

Aproveitando o gancho do Globo Reporter que abordou alguns assuntos interessantes (a 1ª parte foi ótima!), gostaria de dividir com vocês minha experiência com sucos verdes.




Só para esclarecer: não sou vegetariana, nem adepta do crudivorismo, mas me empenho muito em convencer as pessoas a se alimentarem de maneira "simples", isto é, voltar a se alimentar com a comidinha da vovó (mas sem banha de porco, é claro!).

Além disso, nas orientações nutricionais, costumo também diminuir os laticínios e industrializados. Não é fácil! Gasto em média 1 hora ou mais na primeira consulta, e ainda é pouco para dar todas as explicações e incentivos necessários para que o paciente se empenhe em mudar seus hábitos alimentares. Também trabalho com suplementação e fitoterápicos para dar apoio nesse processo de mudança e melhorar o quadro sintomático da patologia de base que o paciente apresenta.





Enfim, voltando aos sucos verdes... desde o dia em que ele entrou em minha vida (há quase 2 anos) muita coisa mudou em meu organismo: emagreci 5 kg em dois meses, não tive mais refluxo gástrico-esofágico, meu intestino melhorou muito, não tive mais flatulências, minha disposição aumentou, sem sonolência e sem queda de energia durante o dia. Eu consumia muito leite e seus derivados, vivia sem energia e mais vulnerável às doenças.





Os pacientes que passam a consumir os sucos verdes diariamente, quando retornam ao consultório, relatam extrema melhora funcional - "não sei se emagreci, mas senti que minha barriga murchou, estou mais disposto, menos inchado".





O objetivo dos cubos de clorofila é de facilitar nossa vida, mas quem tiver tempo disponível pode e deve investir nas verduras frescas. Pode-se variar as hortaliças, ficando ao gosto do cliente.





Para finalizar esse bate-papo, deixo aqui minha sugestão: crie, experimente, seja aventureira (o) em sua alimentação, vc vai se sentir muito bem e ainda vai dar uma agilizada no processo de perda de peso. Mas preste atenção no meu conselho: reduza o consumo de laticínios e aumente o de hortaliças verdes-escuros, frutas e legumes, sempre pouco cozidos, ou seja "al dente". Vocês viram a técnica de cozinhar os legumes na tampa da panela? Muito criativo e prático!

É isso aí!

Um grande abraço

Bom sábado.
PÃO DE CEREAIS




Começo pelo preparo dos cereais:



1/2 xícara (chá) de gergelim

1/2 xícara (chá) de quinoa (em grãos ou flocos)

1/2 xícara (chá) de linhaça triturada

1/2 xícara (chá) de trigo para quibe

1/2 xícara (chá) de castanha de caju média

Coloco numa vasilha e despejo sobre eles 2 xícaras (chá) de água bem quente, quase fervente. Misturo bem e deixo hidratar enquanto preparo a diluição do fermento, com os ingredientes a seguir:

1 ovo

2 tabletes de fermento biológico

1 xícara (chá) de água morna

3 colheres (sopa) de açúcar (ou 1 colher (sopa) de açúcar light da União)

1 colher (sopa) de sal

1 xícara rasa (chá) de óleo (coloco 1/2 azeite e 1/2 canola)

Misturo tudo isso, adiciono os cereais já hidratados e coloco farinha de trigo até dar ponto de sovar. Não chega a 1 kg.

Coloco numa bacia, cubro com saco plástico e logo estará crescendo. Essa massa é mais pesada, portanto demorará mais para crescer. Depois disso, torno a sovar a massa, divido-a em 2 partes e moldo-a em 2 fôrmas do tipo para bolo inglês. Cubro com os plásticos, espero crescer novamente (dessa vez é mais rápido) e levo para assar em forno médio.

Muito fácil, delicioso e nutritivo. Uma fatia no desjejum junto do suco verde deixará vc sem fome por um tempão, hehe.

Obs. Se vc gosta de moldar os pães manualmente, faça! Eu prefiro porque fica mais crocante por inteiro e não somente na superfície como qdo se assa em fôrmas.



Na foto vcs vêem o azeite e o vidro com orégano, pois bem, em casa temos costume de passa-los nos pães e torradas em substituição a margarinas, requeijões, etc... São mais saudáveis com certeza. Para não derramar muito azeite costumo colocar uma porção num borrifador, assim ele vai ser espalhado uniformemente sobre o pão e em pequena quantidade.

O orégano é um alimento riquíssimo em cálcio além de ser um antifúngico fantástico. Para tratamento de candidíase e disbiose intestinal é um ótimo remédio.

Bom apetite. Bom domingo. Bjs

AÇUCAR

"Com açúcar e com afeto, fiz seu doce predileto..."




Deixando a linda melodia de Chico Buarque embalando nossos encontros intelectuais (hehehe), faço-lhe uma pergunta:

Você já deixou cair no chão um copo de refrigerante comum? Ok, acho que todos nós já fizemos isso um dia.

Agora, outra pergunta.

Você conseguiu tirar o melado do chão somente com pano molhado, isto é, não ficou "colando" o sapato ao passar por alí? Foi difícil? Muito bem, somente o pano molhado não foi suficiente para retirar a enorme quantidade de açúcar contida num copo de refrigerante.

Conversando com um médico que trabalha comigo no Ambulatório, ele fez o seguinte comentário: "numa lata de refrigerante meça assim: dois dedos são açúcar, um dedo é sal e o restante..." bem deixa pra lá, é melhor nem saber. Aí eu falei pra ele: "se a gente evaporasse o líquido do refrigerante vc conseguiria comer todo o açúcar e o sal contidos no fundo da lata?"





Reflitam...

*****************

O açúcar

Não alimenta. Considerado caloria vazia.

Drena e consome gradativamente as vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio.

Estudos relatam que uma dieta rica em açúcar aumenta a acidez do estômago em 20%. Para quem tem gastrite, úlceras... é melhor ficar longe dele.

O excesso predispõe a diabetes e ao aumento de gordura no sangue.

No intestino destrói as bactérias benéficas favorecendo o aumento de fungos, como a cândida albicans. Portanto, quem já teve candidíase.... é melhor ficar longe dele (e de outros carbos refinados).

A sua ingestão diária produz uma condição continuamente ácida no sangue. Para corrigir essa acidez, cálcio e magnésio são mobilizados para tentar restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do sangue. Portanto, quem tem ou não quer ter osteoporose... fique longe dele.

Testes revelaram que a ingestão de 100 gramas de açúcar (sacarose, glicose ou mel) reduz em 30 minutos a atividade eliminadora de um tipo específico de linfócito. Se quer ter boa defesa imunológica... é melhor ficar longe dele.

Inibe a produção de enzimas digestivas, interferindo na digestão e síntese de proteínas. Uma vez que os anticorpos são proteínas, o sistema imunológico será afetado. É melhor ficar longe dele.

Finalizo com um trecho do artigo do Dr. John W. Tintera, endocrinologista: "É perfeitamente possível melhorar sua disposição, aumentar sua eficiência e alterar para melhor sua personalidade. A maneira de fazer isso é evitando o açúcar sob todas as suas formas e disfarces."



É melhor ficar longe dele!

ALSAFRAO

Conhecida também como cúrcuma, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, esta planta é originária da Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores. Olha aí, colegas portuguesas. A parte utilizada da planta é a raiz que internamente possui uma coloração amarelo-alaranjada, deixando os dedos manchados fortemente.




Em casa, eu guardo as raízes de açafrão em lugar arejado ou se for demorar para consumir deixo em geladeira embrulhado em saco plástico.

Essas indicações retirei do livro ‘‘Plantas que curam’’, de Sylvio Panizza

É indicado como digestivo, ativador das função hepática e da secreção biliar e flatulência.

Em 1 xícara (chá) coloque 1 colher (chá) de rizoma fatiado e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Ainda morno, tome em pequenos goles, 1 xícara (chá) pela manhã em jejum e outra antes do almoço.



É utilizada também como normalizador do colesterol e mau hálito.

Para isso coloque e um pilão 2 colheres (sopa) do rizoma fatiado. Amasse bem e adicione 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Armazene em vidro escuro, ao abrigo da luz solar. Tome 1 colher (café) diluída em um pouco de água 10 minutos antes das principais refeições.

É isso aí, açafrão é um ótimo antioxidante. Usem sempre!

Postado por Ene às 23:20 10 comentários

ARROZ INTEGRAL

Vamos consumi-lo com maior freqüência???




O arroz integral mantém suas qualidades nutritivas pois seu grão está completo, com todos os nutrientes que originalmente a natureza lhe forneceu.

Vitaminas, minerais e vários antioxidantes estão presentes no arroz integral.

Entre as vitaminas, as do complexo B se destacam - B1, B2, B3, B6, essenciais para a formação de energia pela célula e na produção de neurotransmissores.

Entre os minerais, o magnésio é o mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e com funções variadas dentro de nosso corpo. Isto inclui a síntese de serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia, entre outras. Além de ser um mineral com propriedade relaxante.

O arroz integral é riquíssimo em fibras, proteínas, magnésio e vitaminas do complexo B, torna-se um alimento especialmente importante para quem quer emagrecer porque ele dá saciedade, reduz colesterol e glicose sangüínea, ajuda no tratamento da ansiedade e da depressão, devido a estes nutrientes que o compõe.

Em termos de benefícios à saúde, o arroz integral contém três vezes mais fibras do que o refinado, e também possui cinco vezes mais vitamina E, e quatro vezes mais magnésio.



DICAS:



Tanto faz, integral ou polido, o arroz não pode ser refogado (fritar). Deve-se colocar o arroz em água fervente junto dos temperos que vc já está acostumada a usar (óleo, sal, alho, cebola).

Tempere seu arroz integral com especiarias, amêndoas, uva passa, damasco picado, enfim, são tantas possibilidades.

Começe a introduzir aos poucos o consumo do arroz integral ou misture-o ao arroz branco.

Bom apetite!

Bj

SENTINDO-ME CADA VEZ MAIS BONITA

Hoje, durante consulta de uma paciente muito querida, como é de praxe, ela me passava o "relatório" de suas mudanças alimentares, quando começou a relatar a experiência de se sentir bela. Sim! Isso mesmo que você leu: SE SENTIR BELA!

Vou chamar essa paciente de "M".

M. era uma mulher que sofria muito de depressão e que acabou se cronificando com o passar dos anos. Fazia tratamento por vários anos, tendo suas melhoras e suas recaídas. Há 3 meses, M. esteve em meu consultório buscando ajuda para emagrecer e também para tratar sua depressão através da melhora da auto-estima, que em M. não é preciso falar nada, não é? Já dá para vc ter uma idéia da situação. Após ajustes alimentares, o que fica e o que sai, suplementos e fitoterápicos prescritos, M. me diz que hoje se sente mais bela do que já se sentiu durante toda a sua vida. Sua filha, de apenas 15 anos, passou a maquia-la, passou-lhe batom (coisa que não fazia há anos), marcou horário na cabeleireira para dar um "trato" no visual da mãe, fazer as sobrancelhas... enfim despertar a mulher que estava acorrentada há anos pela depressão. M. já emagreceu 4 kg e segue firme em sua RA.

Depois desse relato de M. meu dia no ambulatório foi radiante.

Agora, passo para algumas reflexões:

Como está a sua beleza? Não estou falando de beleza interior, mas sim de beleza espelhada, escancarada.



Você se sente bela?



Você tem investido um pouco de tempo no seu visual?



Há quanto tempo você não se dá um "mimo"? Brinquinhos, batons, perfumes, blusinhas - coisinhas simples e baratas, que fazem muita diferença.

Essa tática de se presentear é poderosa para quando estiver se sentindo enfraquecida na sua RA.

Busque por soluções práticas, como essa.

Às vezes, para me sentir firme na RA costumo pegar as roupas e fazer arranjos entre elas, misturo lenços, colares, sapatos... tudo de maneira diferente da qual estou acostumada. E vcs sabem, quem faz RA não deve se acostumar, não deve fazer sempre a mesma coisa porque quem faz sempre a mesma coisa chega sempre aos mesmos resultados.

Esse post de hoje é uma homenagem à todas as mulheres que buscam incansavelmente pela sua beleza, bem estar, alegria, saúde, vitalidade. Principalmente àquelas que através da RA conseguem alcançar tudo isso.

DIGESTÃO

FATORES IMPORTANTES QUE AUXILIAM A DIGESTÃO - parte 2


Continuando nosso tema sobre a digestão, hoje vou comentar a respeito do nosso lindo e maravilhoso intestino.

Na prática clínica fico impressionada com a quantidade de pessoas que tomam antiácidos ou omeprazol e/ou laxantes todos os dias.



O intestino é um órgão inteligente, sofisticado e seletivo. É ele a porta de entrada do organismo e (não a boca) pois será ele que vai decidir o que deve entrar no nosso corpo e o que deve ser eliminado. Ele é o nosso maior órgão de defesa (70% fica por conta dele) e o nosso segundo cérebro, porque retira informações do exterior, as aplica internamente e produz neuropeptídios, como serotonina e endorfinas, que só existem no sistema nervoso. Os micronutrientes que ele absorve dos alimentos, passam informações para todo o organismo, instruem as nossas células para crescerem e repararem os erros no DNA. Além disso, é nele que vive mais de 100 trilhões de microrganismos que controlam e patrulham constantemente o crescimento e a entrada de vírus, bactérias ou qualquer outro agressor para o nosso corpo.

Todo esse sistema fica alterado quando uma pessoa usa indefinidamente medicamento para fazer o sistema gastrointestinal funcionar ou consome alimentos desprovidos de nutrientes.



Sem ácido clorídrico no estomago não digerimos bem as proteínas, não absorvemos vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo, não esterilizamos os alimentos que ingerimos e atrapalhamos a fase duodenal da digestão.



O uso contínuo de laxantes também atrapalha a absorção e pode desencadear doenças intestinais e até mesmo osteoporose porque não "dá tempo" do cálcio ser solubilizado e eabsorvido. No processo digestivo, é fundamental que todas as etapas sejam sincronizadas para que o sistema gastrointestinal funcione naturalmente.



Quando corrigimos a deficiência nutricional, através de escolhas alimentares mais inteligentes, melhoramos a função dos nossos órgãos internos e o nosso corpo recupera o seu ritmo natural.



Nos posts anteriores eu ensinei fazer a biomassa de banana verde e os sucos de clorofila, preparações importantíssimas para ajudar nosso intestino a funcionar melhor.



Mas lembre-se sempre de mastigar muito bem os alimentos e consumir boas porções de hortaliças e frutas com casca. Além disso... muita água e atividade física.



Um gde abraço a todos e agora vamos às visitas que estão atrasadíssimas.



Bom feriado.

SAL

falar a respeito do nosso sal de todo dia. Sem açúcar até que dá para se virar, mas comida sem sal??? Xiiii....... é ruim, não?


Dou o maior incentivo aos meus pacientes para usarem o SAL MARINHO.

O sal marinho é o sal grosso próprio para churrasco, moído fino. Tá, mas e daí? Daí que ele apresenta APENAS 84 elementos importantes, entre eles alguns minerais como cálcio, magnésio, bromo etc, que são eliminados durante o processo de refino. E o que se faz com esses elementos extraídos? COMERCIALIZAÇÃO!



A perda desses nutrientes destrói as algas microscópicas que fixam o iodo natural, sendo necessário acrescentar depois iodo artificial. Pode??? Só que os aditivos iodados oxidam rapidamente quando expostos à luz. E aí? Aí é necessário adiconar dextrose como estabilizante, porém..., combinada com o iodeto de potássio, produz no nosso sal uma linda mas incoveniente cor roxa. Hahahaha! Já pensou que lindo!! Sal roxo?? Pois é, não ía dar certo né? Então vamos sumir com o roxo e para isso adiciona-se alvejantes!! Um desses alvejante é o carbonato de sódio, grande provocador de cálculos renais e biliares, conforme vários estudos científicos.



Com o refino do sal perdemos também os sais magnesianos que possuem grande tendência para absorver umidade do meio ambiente. Sal molhado ninguém quer porque não dá para armazenar, não é? Como a indústria iria lidar com esse problema? Então vamos retirar os sais magnesianos. Que pena! Perdemos também o valioso magnésio que anda tão escasso nos alimentos devido ao empobrecimento do solo.



A diferença de preço do sal marinho para o sal comum é ínfima. Então, vamos usar SAL MARINHO?



DICA 1: cuidado com a quantidade de sal marinho porque a ação dele é lenta deixando os alimentos mais salgados depois de um certo tempo.

DICA 2: Vale ressaltar aqui o cuidado com o excesso de sal na nossa alimentação diária, que é extremamente alta entre nós brasileiros. Não esqueçam que leite e carne são ricos em sódio, portanto consumam mais vegetais para haver maior equilíbrio entre os minerais sódio e potássio.

DICA 3: use sal grosso na água de cozimento do macarrão.

DICA 4: cuidado com os aditivos à base de sódio, muito usados na indústria de alimentos. Veja a seguir:



caseinato de sódio - usado em sorvetes e creme de leite.

hidróxido de sódio - usado em alguns enlatados e chocolates.

pectinato de sódio (espessante) - gelatina, sorvetes, conservas.

glutamato monossódico (realçador de sabor) - carnes, temperos, sopas, doces, salgadinhos, etc

nitrato de sódio (conservante) - carnes e embutidos. OBS. nitrato com proteína da carne se transforma em nosso organismo em nitrosamina, uma substância cancerígena muito perigosa.

hexametafosfato de sódio (emulsificante) - bolos, bebidas, queijos

edulcorantes (adoçantes artificiais) - sacarina sódica e ciclamato de sódio

ÚLTIMA DICA!

Vamos aumentar o consumo de alimentos naturais e diminuir os industrializados. E, finalmente, como já havia falado em outro post, vamos nos espelhar na alimentação de nossas avós: alimentos simples, saudáveis, temperos frescos, pouco sal e muito amor!!!

Bj

salsa

O cultivo da salsa faz-se há mais de trezentos anos, sendo uma das plantas aromáticas mais populares da gastronomia mundial. A planta é originária da Europa. À salsa também se atribuem propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante.




Dentre as variedades, encontramos a salsa crespa e a lisa.

Propriedades nutricionais:

Rica em vitaminas A, C, D, B1 e B2, ferro, cálcio, potássio e sódio.

Tem ação diurética.

Ajuda na eliminação de ácido úrico, o que a torna útil no tratamento do reumatismo, da gota e de cáculos renais.

É ainda utilizada para facilitar a digestão e refrescar o hálito.

Por ser alcalina é considerada purificadora do sangue, reduzindo a formação de trombos. O indício de que a salsa poderia ter uma atividade de prevenção da trombose vem exatamente da sabedoria popular. É conhecido o ditado de que essa planta "afina" o sangue.

Inclusive, vários tipos de chá são feitos com a salsa em certas partes do Brasil exatamente para prevenir a trombose.

Sempre Crua!!



Para obtermos todos esses benefícios da salsa, devemos consumí-la crua, uma vez que o cozimento destrói grande parte dessas propriedades nutricionais e funcionais.

sucos

não poderia deixar de passar essas maravilhas de sucos antiinflamatórios, que além de fornecer nutrientes destoxificantes ainda nutrem as células e diminuem processos inflamatórios. Então vamos lá!Primeiramente, vamos aprender a fazer Cubos de Clorofila para facilitar a vida porque de correria já estamos até o pescoço.




CUBOS DE CLOROFILA



1/2 maço de couve-manteiga

1/2 maço de salsa

1/2 maço de hortelã

1/2 litro de água

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não coe e congele em 2 fôrmas de gelo. PRONTO! Agora é só usá-los!

A couve é uma hortaliça rica em minerais como o cálcio, ferro, zinco e magnésio. Esse perfil mineral é considerado muito próximo ao do leite materno. Além disso, ela contém uma substância (MSM) que desintoxifica o fígado e possui propriedades cicatrizantes. Quem já usou a couve para tratamento de úlcera gástrica?



O QUE MAIS DEVERÁ TER NESSES SUCOS?



LINHAÇA!!!!

Uma excelente fonte de ômega-3, que também é um antiinflamatório. Deixe de molho, over-night, 1 colher (sopa) de semente de linhaça em 1 copo de água. No dia seguinte, a água estará gelatinosa, semelhante a uma clara de ovo. Que maravilha! Utilize a água e as sementes triturando junto do cubo de clorofila e a fruta de sua preferência. Se for adoçar, prefira estévia.





GENGIBRE!!!

Ele também deverá estar presente. Um antioxidante fabuloso. Digestivo potente. Mas use-o com parcimônia. Pequenas lascas dão um toque divino nos sucos e temperos para saladas.



É isso aí, acho que dá para a gente passar um final de semana fazendo DETOX com esses sucos FANTÁSTICOS.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ZUqZSvJkD7cJ:nutrene.blogspot.com/2008_09_01_archive.html+http://nutrene.blogspot.com/+refrigerante&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

ESCOLHA CERTO

Até quando vamos carregar o peso de nossas escolhas erradas?




Se você acha que pode e deseja, então escolha certo, escolha ser...

mais sociável

mais sensual

mais brincalhona

mais tranquila

mais inteligente

mais poderosa

mais desejável

mais sedutora

mais estudiosa

mais trabalhadora

mais responsável, etc

Então, começe AGORA a realçar esses aspectos desejados. Eles nada têm a ver com o seu peso. Deixe-os fazerem parte de você agora, independentemente do seu peso. Eles não vão desaparecer depois que a sua imagem corporal mudaR
Não mirem-se no exemplo da nossa colega aí ao lado, é melhor ler esse post primeiro.




Os sintomas da TPM estão muito ligados ao desequilíbrio entre os hormônios estrogênio e progesterona. Existem sintomas que ajudam a distinguir o tipo de TPM que cada mulher apresenta (eu acho que tenho todos ao mesmo tempo, hehehe):

TIPO A: as mulheres se sentem ansiosas, irritadas e tensas, podendo levar a agressividade.

TIPO C: caracteriza-se pelo aumento de apetite (com predomínio da vontade por doces ou CH), fadiga, dor de cabeça e palpitações.

TIPO H: aumento de peso súbito (2 a 3 quilos), aumento das mamas, dor e distensão abdominal.

TIPO D: os sintomas predominantes são - depressão severa, choro, sonolência (ou insônia) e confusão mental.





Algumas técnicas nutricionais podem trazer uma diminuição siginificativa dos muitos sintomas indesejáveis que precedem a menstruação.

Minha conduta nutricional em clínica se baseia nas seguintes orientações:





1.) Diminuir consideravelmente a gordura da alimentação, principalmente a gordura de origem animal que pode contribuir para os altos níveis de estrogênio. Nesse período precisamos ingerir com maior freqüência "boas gorduras", tais como: óleo de linhaça, óleo de prímula, óleo de açafrão, óleo de girassol e de gergelim.





2.) Ingerir boas fontes de vitaminas, entre elas: vitamina B6 (carne, grãos integrais, gérmen de trigo, lentilha), vitamina B3 (carne, ovos, atum, abacate, figo, arroz integral), vitamina C (acerola, laranja, melão, papaia, morango, manga, kiwi, brócolis, tomate, pimentão, etc), vitamina B2 (ovos, arroz integral, feijão, lentilha, levedo de cerveja, óleos de peixes), vitamina E (óleo de gérmen de trigo extraído a frio, manteiga, ovos, azeite de oliva, abacate, amêndoas), magnésio (sementes, cereais integrais, folhas verdes, tofu, gérmen de trigo, castanha de caju, pão integral), cromo (carne, levedo de cerveja, trigo integral, gérmen de trigo, ovos, maçãs, ostras), zinco (gérmen de trigo, carne vermelha, ricota, arroz integral, ovos, gergelim, ostras).





3.) Usar alimentos fontes dos aminoácidos Tirosina e Triptofano.

Tirosina: um aminoácido que está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, "pique" e a alegria. Fontes: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas (feijões), nozes e castanhas, queijos magros e tofu.

Triptofano: aminoácido precurssor da serotonina, responsável pelo aumento desse neurotransmissor no cérebro. Diminui a depressão, ansiedade, insônia e a irritabilidade causadas pela TPM. Fontes: carnes, ovos, soja, lentilha, banana.





4.) De modo geral, é sempre aconselhável limitar o consumo de: sal, açúcar, laticínios, café, álcool e gordura animal





E aí, já se identificou com o seu tipo de TPM? Então, inicie mudanças alimentares antes de 15 dias da menstrução, no mínimo. E não dá para não lembrar da nossa querida e inseparável amiga ATIVIDADE FÍSICA!

Mexa-se, alimente-se bem, respire corretamente e tenha bons pensamentos, assim poderá viver por muitos anos de maneira leve e saudável.

Bjs e até amanhã.
"Celulite não é apenas celulite. Ela quer dizer 'sou gostosa', só que em braile".


Não sei quem falou isso mas será que nos serve de consolo?

Celulite ou Fibro Edema Gelóide. É isso mesmo que vc leu. Esse nomão todo para designar aquele estrago nas nossas coxas, bumbum, costas, etc.

A busca da origem da celulite gera polêmica entre vários pesquisadores e são propostos alguns fatores que favorecem o seu aparecimento, tais como:

1) Fatores desencadeantes (alterações de natureza hormonal);

2) Fatores predisponentes (sexo, raça, biótipo, distribuição do tecido adiposo, número, disposição e sensibilidade dos receptores das células afetadas por hormônios);

3) Fatores agravantes (hábitos alimentares, sedentarismo, fatores emocionais, hábitos de vida, patologias, medicamentos e gravidez).

Como nutricionista vou focar nos Fatores Agravantes. Quais erros alimentares que mais contribuem?

Vou citar alguns:

Alto consumo de adoçantes e produtos dietéticos: leva à intoxificação hepática prejudicando a destoxificação (eliminação de carga tóxica do organismo).

Alto consumo de proteínas, leite e derivados: no intestino, ocorre a putrefação dessas proteínas, a produção de gases e a alteração da flora intestinal, principalmente à noite. Portanto, nada de leitinho antes de dormir. Proteínas mal digeridas podem levar a um processo inflamatório intestinal e a cascata de eventos fisiológicos desencadeantes podem favorecer a formação da celulite.

Baixo consumo de frutas e verduras: se vc se alimenta desse jeito saiba que está privando seu organismo de substâncias capazes de destruir os radicais livres e aumentar a eliminação de toxinas. O baixo consumo de frutas e vegetais e maior consumo de alimentos industrializados tem sido associado à maior incidência de doenças inflamatórias intestinais.

Em relação as recomendações nutricionais que ajudam no tratamento, as minhas não diferem daquelas básicas que vcs já sabem e já fazem, tais como:



mastigar bem os alimentos,

evitar líquidos às refeições,

hidratar-se bem,

fracionar suas refeições em 5 a 6 refeições/dia,

diminuir o consumo de carne, de bebidas alcoólicas, de café, de carbos (açúcar, pães, biscoitos etc), de leite e derivados e de alimentos industrializados
 
aumentar o consumo de fibras, de verduras, de frutas, de legumes, de alimentos orgânicos


estimular a digestão com alimentos ácidos como abacaxi, limão ou outra fruta ácida no almoço e jantar

fazer atividade física

Mas como nutricionista funcional analiso o paciente de maneira mais detalhada. É necessário fazer uma investigação minuciosa dos sinais e sintomas relatados, verificar suas condições digestivas, absortivas e excretórias, conhecer detalhadamente seu hábito alimentar e fazer as alterações pertinentes, e finalmente suplementar os nutrientes necessários identificados durante essa análise. Unir técnicas dietéticas funcionais, respeitando a individualidade bioquímica do paciente e promover a adequada nutrição celular são medidas fundamentais para o sucesso do tratamento.

Se vc nunca consultou um nutricionista funcional deveria experimentar. Você vai ter outra visão a respeito da nutrição.

Finalmente, é preciso ter em mente que a celulite é uma patologia multifatorial, e o seu tratamento deverá ser feito no mesmo âmbito.

Hoje vou colocar minhas visitinhas em dia, ver o que minhas colegas de RA estão aprontando e responder algumas perguntas enviadas. Bom sábado.

Bjs.
Hoje quero destacar uma plantinha que amo de paixão e sempre incentivo o consumo. Estou falando do FUNCHO, também conhecido por erva-doce ou anis-doce e com esse nome estranho - Foenicolum vulgare Mill.




Excelente fonte de vitaminas A e C (principalmente as folhas), de potássio, cálcio e ferro. Rico em fibras e pobre em calorias (uma xícara possui apenas 25 calorias!).

O funcho é parente próximo do aipo (salsão) e ambos são membros da família da salsa.

O sabor adocidado do funcho é semelhante ao do anis, apesar de não ter nenhum parentesco com ele.

Todas as suas partes são comestíveis (raiz ou bulbo, folhas e sementes), e ele pode ser preparado e servido de diversos modos: cru ou cozido em salada, no vapor, assado ou à moda sautè como complemento.

Agora, uma dica deliciosa: rechear os bulbos com nozes, amêndoas, damascos e assá-los vai deixar qualquer visita impresionada com suas habilidades culinárias. Experimente!

As suas folhas servem de guarnição colorida e nutritiva.

Achei nos meus livros. Olha que interessante...



UM ANTIGO REMÉDIO



Hipócrates dizia que o chá de funcho estimulava a produção de leite materno.

Na Índia, médicos recomendavam sementes de funcho para ajudar a digestão e prevenir o mau-hálito.

Nicholas Culpeper, naturalista inglês do século 17, usava o funcho como tratamento para pedras nos rins, gota, distúrbios do fígado e dos pulmões, e até como antídoto contra envenenamento por cogumelos.

Os curandeiros gregos e romanos prescreviam sementes de funcho para prevenir contra a obesidade e ainda hoje o chá de funcho é usado com este objetivo.

Na clínica diária sempre prescrevo tintura de funcho para auxiliar no processo digestivo. Recomendo também o chá de suas sementes (erva-doce) 2 vezes ao dia (1 xícara de água para 2 colheres de sementinhas).

Bem, essa é a dica de hoje. Espero que teu espírito aventureiro te leve a explorar essa plantinha tão nutritiva e tão pouco consumida
LASANHA À BOLONHESA (1 porção média) = 530 calorias OU


2 fatias de pão integral + 2 fatias de queijo fresco + 2 colheres (sopa) de maiosene light + 1 prato (sobremesa) de salada de folhas (alface, agrião, acelga, escarola, rúcila) + 8 biscoitos integrais + 1 copo (200 ml) de leite desnatado.



PIZZA QUATRO QUEIJOS (1 fatia média) = 400 calorias OU

1 copo de (200 ml) de suco de laranja com beterraba + 1 fatia de pão preto com 2 colheres (chá) de geléia de fruta + 1 fatia média de ricota + 1 iogurte natural desanatado + 1 banana-maçã pequena.





STROGONOFF DE CARNE (1 1/2 concha) + 2 COLHERES (sopa) DE ARROZ = 600 calorias OU



1 peito de frango grelhado + 2 colheres (sopa) de arroz + 1 prato (sobremesa) de salada mista (rúcula + couve-flor + agrião) com molho de iogurte desnatado temperado com salsa, cebolinha e sal + 1 pedaço (médio) de suflê de legumes + 1 pêssego médio + 1 copo (200 ml) de suco de acerola.

Para se gastar as calorias de tudo isso, você deverá fazer:

1 hora e 50 minutos de natação + 1 hora de ginástica aeróbica + 1 hora e 30 minutos de ginástica localizada.

Olha que ainda não mencionei a sobremesa, o chocolate, os petiscos, as cervejinhas etc...

Não estou querendo dizer que não podemos comer tais pratos, mas cuidado com o SALDO TOTAL no final de semana.

Boa semana a todos.

Bj

LEGUMINOSAS,

 são grãos que nascem dentro de vagens, tais como feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha etc.




A lentilha é a mais antiga das leguminosas. Seu consumo pelos povos do Mediterrâneo era freqüente e apreciavam a combinação deste alimento com trigo e cevada.

Infelizmente nos dias atuais, o consumo do feijão entre os brasileiros diminuiu bastante.

Nesse final de semana investi nas leguminosas para enriquecer o cardápio aqui de casa. Preparei salada de ervilha partida com tomate e cebola picadinhos e fiz arroz com lentilhas.

Costumo guardar em geladeira os grãos e outros cereais como o fubá e a farinha de milho para evitar carunchos.

Sou fã das leguminosas pela propriedade que elas têm de manter a saúde intestinal, fornecendo energia e produtos nutritivos para o crescimento e proliferação das bactérias saudáveis do intestino, e por isso são consideradas prebióticos.

São ricas em ferro, vitaminas do complexo B e fibras. Para que ocorra boa absorção do ferro das leguminosas é necessário a presença da vitamina C. Portanto, consuma alimentos ricos em vitamina C após as refeições para ajudar nessa absorção. Prefira ter como sobremesa frutas com boa quantidade de vitamina C tais como: laranja, acerola, limão, goiaba, cajú.

O consumo regular desses fantásticos grãos previne a constipação intestinal e o câncer do intestino. Contribuem também para a redução do colesterol e da glicose.

Uma das leguminosas que mais aprecio, incentivo o consumo e faço uso regular em casa é o feijão azuki - riquíssimo em ferro e proteína, é um excelente depurativo do sangue porque estimula o funcionamento dos rins e fígado. Essa propriedade depurativa se dá graças a alta concentração de vitamina B1 a qual também protege o coração e o sistema nervoso.

Gente, é esse meu recadinho para começar a semana - vamos fazer faxina no nosso organismo consumindo mais leguminosas.

Bjs
Bom dia!


Hoje é quinta-feira, final de semana se aproximando... e aí? já está deixando sua geladeira organizada? Peraí! Não estou falando do churrasco, das cervejinhas, do pão de alho etc
Como anda sua fruteira, enfim, como você está de frutas em casa?

Eu sempre tenho 4 tipos de frutas diferentes, além de frutas secas tipo uva passa, damasco e ameixa.

Minhas frutas preferidas são: manga (de preferência a Palmer) e pera.

Cheirosas. Gostosas. Suculentas. Nutritivas. Lindas...

Laxativas e... caras! (infelizmente)

LEMBRETE: VOCÊ COME 4 FRUTAS AO DIA? Uma no café da manhã, uma no almoço, uma no lanche da tarde e uma no jantar.

 
Organize-se para não jacar no seu final de semana, transforme seu local de emagrecimento, colorindo com várias frutas e hortaliças!

Abraços

Caminho que leva ao sucesso

Quando entramos num labirinto tentamos encontrar a saída e evitar os obstáculos durante o percurso, não é?


Você tem pensando sobre como caminhar e por onde, no labirinto do emagrecimento? Quantas escolhas vc faz no dia a dia... e quais as consequências que elas lhe trazem?


Até que temos vontade de obter sucesso (quem não tem!), porém, muitas vezes nossas atitudes não condizem com a nossa intenção.


Na figura abaixo estão relacionados cinco fatores que nos ajudam a buscar o sucesso na vida pessoal e profissional. Pensei... e se eu transferir esses fatores para obter o sucesso no emagrecimento? Aí estão as reflexões que fiz. Vcs podem dar palpites a vontade, ok?




FATOR 1 - Pare de culpar a vida ou as pessoas. A responsabilidade do seu emagrecimento é sua. Comece a olhar as pessoas e as situações causadoras das suas jacadas como fonte para seu sucesso. O caminho no labirinto do emagrecimento é longo e sozinho fica sendo tendioso. Portanto, cultive seus relacionamentos, celebre e diga a essas pessoas que você está fazendo RA.

FATOR 2 - Busque conhecimento. O segredo maior da vida é continuar aprendendo e por mais difícil que seja, às vezes precisamos abrir mão do que acreditamos para conhecer outras possibilidades. E do jeito a mídia "entope" a gente de reportagens sobre emagrecimento e saúde, pode gerar uma estagnação por excesso de informação.

FATOR 3 - Observe e permita. A sua intenção não deve se voltar para coisas que irão consumir sua energia, como por exemplo: a colega que emagreceu 2 quilos na semana e vc nem um graminha; o cardápio da fulana que é mais equilibrado que o seu; o tempo disponível da beltrana para atividade física é maior do que o seu e por aí vai. Talvez num futuro as coisas sejam diferentes pra vc, mas o importante neste momento é tirar proveito delas e aceita-las. Observe e aprenda.

FATOR 4 - Seja criativo. Utilize a criatividade a seu favor e não pare até que vc consiga chegar ao final do labirinto. Todos nós somos potencialmente criativos, portanto, vc é capaz de gerar idéias inovadoras para melhorar a sua vida e a das pessoas ao seu redor; e por favor, coloque no seu blog para gente aprender com as suas idéias, hehehehe

FATOR 5 - Assuma responsabilidades. O que você vive neste momento é resultado das escolhas que vc fez. Talvez as pessoas até possam lhe dar uma ajuda, mas cabe a vc o esforço maior no trajeto do labirinto.


Tome o sucesso para si como a maior tarefa a realizar e inspire outras pessoas com sua coragem, com o seu exemplo. A gente tem visto tantos exemplos de sucesso nos blogs, não é? Anime-se!

Laranja - não chupe apenas

Segundo um estudo da Unesp de Botucatu, a casca da fruta possui mais fibras que a própria polpa. Uma unidade (200 g) guarda 12,96 g desse nutriente na casca e 1,84 g na polpa.
Não é sem motivo que os chás à base de casca de laranja são recomendados para quem quer emagrecer. A espécie amarga, ou laranja-da-terra, também concentra na casca uma substância chamada sinefrina, que acelera a queima de gordura.
Duas xícaras diárias é a indicação aos que desejam emagrecer. A sinefrina é encontrada também na mostarda. Duas colheres de chá do condimento ajudam a nocautear a gordura.
Sempre oriento meus pacientes a baterem a 1/2 laranja com a casca e depois coar. O suco obtido serve de base para qualquer outro suco.
São muitos os benefícios dos citrinos, e em particular o da laranja, mas muitas vezes a casca desta fruta é esquecida.

A verdade é que a casca da laranja, muito utilizada na confecção de bolos e em outros tipos de doçaria, bem como em chás e geléias, é rica em flavonóides que promovem a redução dos níveis de colesterol, e em limonenos, que combatem os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.
Por outro lado, tal como a própria laranja, a sua casca é uma excelente fonte de vitamina C e de pectina, possuindo várias propriedades medicinais.

Assim a casca de laranja pode ser indicada como tônico ou digestivo.


Como fazer o Chá de Laranja:
Ingredientes

Cascas de 2 laranjas - a parte branca fica junto com a casca.

Canela em rama (opcional)

1 litro de água.
Preparação

Lave as laranjas.

Corte-as ao meio.

Esprema as laranjas (tome o suco).

Leve as cascas e a canela para ferver com o litro de água, em fogo médio. Ferva durante 20 minutos. Coe.
Tome o chá durante o dia, quente ou gelado

Seguir seguindo

Seguir seguindo é a mesma coisa que não parar, e no processo de emagrecimento a caminhada deverá ser constante. Quantas vezes lí nos blogs: "não importa quão devagar você vá, desde que não pare".




As pessoas sempre esperam do nutricionista uma solução definitiva para o problema da obesidade e o nutricionista sempre espera das pessoas uma mudança comportamental em relação aos hábitos alimentares. Esse jogo de expectativas deveria gerar um feed back, mas infelizmente, na maioria das vezes, essa troca não perdura. E nem dá para entrar no mérito da questão tentando explicar os motivos que levam a essa desistência, porque são tantos...



COMO É DIFÍCIL MUDAR A RELAÇÃO QUE TEMOS COM A COMIDA...





...COMO É DIFÍCIL INCORPORAR DEFINITIVAMENTE, NO NOSSO DIA A DIA, A ATIVIDADE FÍSICA E A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.





Mudar não implica ser uma nova pessoa, implica sim estar cada vez mais próximo de si mesmo e não "se enganar".

E o lado mais difícil da mudança é permanecer fiel àquilo que lhe proporcionou o peso tão esperado e o corpo tão sonhado.





É PRECISO MUDAR SIM! E PERMANECER NA MUDANÇA.



Abçs e muita garra a todos.

O que acontece quando você acaba de beber uma lata de refrigerante

Primeiros 10 minutos:

10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:

O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (é muito para este momento em particular).

40 minutos:

A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos:

O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína).
50 minutos:

O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.

As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas da OSTEOPOROSE.
60 minutos:

As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porás para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço.

Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.


Pense nisso antes de beber refrigerante. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!

Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece!


Autor
Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT

Mestrado da Nutrição da UFMT