quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PÃO DE CEREAIS




Começo pelo preparo dos cereais:



1/2 xícara (chá) de gergelim

1/2 xícara (chá) de quinoa (em grãos ou flocos)

1/2 xícara (chá) de linhaça triturada

1/2 xícara (chá) de trigo para quibe

1/2 xícara (chá) de castanha de caju média

Coloco numa vasilha e despejo sobre eles 2 xícaras (chá) de água bem quente, quase fervente. Misturo bem e deixo hidratar enquanto preparo a diluição do fermento, com os ingredientes a seguir:

1 ovo

2 tabletes de fermento biológico

1 xícara (chá) de água morna

3 colheres (sopa) de açúcar (ou 1 colher (sopa) de açúcar light da União)

1 colher (sopa) de sal

1 xícara rasa (chá) de óleo (coloco 1/2 azeite e 1/2 canola)

Misturo tudo isso, adiciono os cereais já hidratados e coloco farinha de trigo até dar ponto de sovar. Não chega a 1 kg.

Coloco numa bacia, cubro com saco plástico e logo estará crescendo. Essa massa é mais pesada, portanto demorará mais para crescer. Depois disso, torno a sovar a massa, divido-a em 2 partes e moldo-a em 2 fôrmas do tipo para bolo inglês. Cubro com os plásticos, espero crescer novamente (dessa vez é mais rápido) e levo para assar em forno médio.

Muito fácil, delicioso e nutritivo. Uma fatia no desjejum junto do suco verde deixará vc sem fome por um tempão, hehe.

Obs. Se vc gosta de moldar os pães manualmente, faça! Eu prefiro porque fica mais crocante por inteiro e não somente na superfície como qdo se assa em fôrmas.



Na foto vcs vêem o azeite e o vidro com orégano, pois bem, em casa temos costume de passa-los nos pães e torradas em substituição a margarinas, requeijões, etc... São mais saudáveis com certeza. Para não derramar muito azeite costumo colocar uma porção num borrifador, assim ele vai ser espalhado uniformemente sobre o pão e em pequena quantidade.

O orégano é um alimento riquíssimo em cálcio além de ser um antifúngico fantástico. Para tratamento de candidíase e disbiose intestinal é um ótimo remédio.

Bom apetite. Bom domingo. Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário