quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Celulite não é apenas celulite. Ela quer dizer 'sou gostosa', só que em braile".


Não sei quem falou isso mas será que nos serve de consolo?

Celulite ou Fibro Edema Gelóide. É isso mesmo que vc leu. Esse nomão todo para designar aquele estrago nas nossas coxas, bumbum, costas, etc.

A busca da origem da celulite gera polêmica entre vários pesquisadores e são propostos alguns fatores que favorecem o seu aparecimento, tais como:

1) Fatores desencadeantes (alterações de natureza hormonal);

2) Fatores predisponentes (sexo, raça, biótipo, distribuição do tecido adiposo, número, disposição e sensibilidade dos receptores das células afetadas por hormônios);

3) Fatores agravantes (hábitos alimentares, sedentarismo, fatores emocionais, hábitos de vida, patologias, medicamentos e gravidez).

Como nutricionista vou focar nos Fatores Agravantes. Quais erros alimentares que mais contribuem?

Vou citar alguns:

Alto consumo de adoçantes e produtos dietéticos: leva à intoxificação hepática prejudicando a destoxificação (eliminação de carga tóxica do organismo).

Alto consumo de proteínas, leite e derivados: no intestino, ocorre a putrefação dessas proteínas, a produção de gases e a alteração da flora intestinal, principalmente à noite. Portanto, nada de leitinho antes de dormir. Proteínas mal digeridas podem levar a um processo inflamatório intestinal e a cascata de eventos fisiológicos desencadeantes podem favorecer a formação da celulite.

Baixo consumo de frutas e verduras: se vc se alimenta desse jeito saiba que está privando seu organismo de substâncias capazes de destruir os radicais livres e aumentar a eliminação de toxinas. O baixo consumo de frutas e vegetais e maior consumo de alimentos industrializados tem sido associado à maior incidência de doenças inflamatórias intestinais.

Em relação as recomendações nutricionais que ajudam no tratamento, as minhas não diferem daquelas básicas que vcs já sabem e já fazem, tais como:



mastigar bem os alimentos,

evitar líquidos às refeições,

hidratar-se bem,

fracionar suas refeições em 5 a 6 refeições/dia,

diminuir o consumo de carne, de bebidas alcoólicas, de café, de carbos (açúcar, pães, biscoitos etc), de leite e derivados e de alimentos industrializados
 
aumentar o consumo de fibras, de verduras, de frutas, de legumes, de alimentos orgânicos


estimular a digestão com alimentos ácidos como abacaxi, limão ou outra fruta ácida no almoço e jantar

fazer atividade física

Mas como nutricionista funcional analiso o paciente de maneira mais detalhada. É necessário fazer uma investigação minuciosa dos sinais e sintomas relatados, verificar suas condições digestivas, absortivas e excretórias, conhecer detalhadamente seu hábito alimentar e fazer as alterações pertinentes, e finalmente suplementar os nutrientes necessários identificados durante essa análise. Unir técnicas dietéticas funcionais, respeitando a individualidade bioquímica do paciente e promover a adequada nutrição celular são medidas fundamentais para o sucesso do tratamento.

Se vc nunca consultou um nutricionista funcional deveria experimentar. Você vai ter outra visão a respeito da nutrição.

Finalmente, é preciso ter em mente que a celulite é uma patologia multifatorial, e o seu tratamento deverá ser feito no mesmo âmbito.

Hoje vou colocar minhas visitinhas em dia, ver o que minhas colegas de RA estão aprontando e responder algumas perguntas enviadas. Bom sábado.

Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário