quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AÇUCAR

"Com açúcar e com afeto, fiz seu doce predileto..."




Deixando a linda melodia de Chico Buarque embalando nossos encontros intelectuais (hehehe), faço-lhe uma pergunta:

Você já deixou cair no chão um copo de refrigerante comum? Ok, acho que todos nós já fizemos isso um dia.

Agora, outra pergunta.

Você conseguiu tirar o melado do chão somente com pano molhado, isto é, não ficou "colando" o sapato ao passar por alí? Foi difícil? Muito bem, somente o pano molhado não foi suficiente para retirar a enorme quantidade de açúcar contida num copo de refrigerante.

Conversando com um médico que trabalha comigo no Ambulatório, ele fez o seguinte comentário: "numa lata de refrigerante meça assim: dois dedos são açúcar, um dedo é sal e o restante..." bem deixa pra lá, é melhor nem saber. Aí eu falei pra ele: "se a gente evaporasse o líquido do refrigerante vc conseguiria comer todo o açúcar e o sal contidos no fundo da lata?"





Reflitam...

*****************

O açúcar

Não alimenta. Considerado caloria vazia.

Drena e consome gradativamente as vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio.

Estudos relatam que uma dieta rica em açúcar aumenta a acidez do estômago em 20%. Para quem tem gastrite, úlceras... é melhor ficar longe dele.

O excesso predispõe a diabetes e ao aumento de gordura no sangue.

No intestino destrói as bactérias benéficas favorecendo o aumento de fungos, como a cândida albicans. Portanto, quem já teve candidíase.... é melhor ficar longe dele (e de outros carbos refinados).

A sua ingestão diária produz uma condição continuamente ácida no sangue. Para corrigir essa acidez, cálcio e magnésio são mobilizados para tentar restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do sangue. Portanto, quem tem ou não quer ter osteoporose... fique longe dele.

Testes revelaram que a ingestão de 100 gramas de açúcar (sacarose, glicose ou mel) reduz em 30 minutos a atividade eliminadora de um tipo específico de linfócito. Se quer ter boa defesa imunológica... é melhor ficar longe dele.

Inibe a produção de enzimas digestivas, interferindo na digestão e síntese de proteínas. Uma vez que os anticorpos são proteínas, o sistema imunológico será afetado. É melhor ficar longe dele.

Finalizo com um trecho do artigo do Dr. John W. Tintera, endocrinologista: "É perfeitamente possível melhorar sua disposição, aumentar sua eficiência e alterar para melhor sua personalidade. A maneira de fazer isso é evitando o açúcar sob todas as suas formas e disfarces."



É melhor ficar longe dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário