quinta-feira, 2 de setembro de 2010

o tempo passa, o tempo voa... não temos mais em casa um bebezinho e sim um bebezão que já exibe uma certa personalidade e nos exige um pouco mais de sabedoria na difícil tarefa de “ser mãe e pai”.
Aos 7 meses tudo é movimento, trocar fraldas se tornou uma tarefa quase impossível, dar banho exige uma mamãe quase “polvo” com inúmeros tentáculos para poder segurar um bebê que tenta rolar, engatinhar e bater pernas e braços dentro de uma banheira cheia de água, colo!!??? nem pensar !!! O negócio agora é chão, para tentar explorar lugares perigosos mas que para os olhos de um bebê de 7 meses é uma verdadeira aventura.

Estou julgando o sétimo mês como um mês bem complicado já que existe agora um bebê bem inteligente e esperto, mas com movimentos ainda um pouco limitados, o que lhe traz ansiedade, frustração e uma certa irritação e isso exige de nós mamães uma paciência elevada ao cubo.

E adivinhem no que toda essa agitação do sétimo mês está refletindo???

Quem respondeu sono acertou...rs!!!

Durante o sexto mês de vida me presenteou com algumas noites inteiras de sono, mas a mamis aqui comemorou cedo demais!!! Agora ao sete meses, estamos tendo noites péssimas novamente com direito a 4 ou 5 vezes de solicitação da mamãe e muitos resmungos num sono pra lá de agitado.

Estou muito cansada e esgotada, sempre procuro dormir nas sonecas diurnas, mas não é suficiente para compensar uma noite inteira mal dormida, mas tenho em mente que isso é uma fase e sei que  faz parte de um grande percentual de bebês que estão na estatística de bebês que dormem mal, é difícil para nós mamães, mas ninguém morre de sono, não é mesmo??? Só temos que tomar cuidado para não provocar algum acidente por aí, andando cheia de olheiras, quase um zumbí.

Sabem, leio por aí alguns blogs de outras mamães que relatam que seus filhos dormem a noite inteira desde os 3 meses de vida, será que isso é possível, ou algumas pessoas só gostam mesmo de florear a maternidade e esquecem de comentar que também encontramos muitos espinhos nesta jornada???!!!!

Hoje tenho a plena certeza do verdadeiro significado da palavra MÃE, que é nada mais, nada menos que DOAÇÃO, SUPERAÇÃO DOS LIMITES FÍSICOS E MENTAIS.

Mas também sou consciente que depois dessa doce aventura não serei mais a mesma mulher...serei mais forte, para lutar pelos meus ideais, da minha filha e marido, mesmo com tanto cansaço e esgotamento físico continuo apaixonada por essa aventura e meu coração já foi contaminado pelo mais puro amor.

Por isso mamães cansadas como eu, força, muita força para nós...dias mais tranqüilos com certeza virão, afinal, não dá para ganhar um troféu sem correr a maratona, não é???!!!!

Que todas nós tenhamos muita paciência e sabedoria, afinal todos os nossos atos e pensamentos são totalmente captados por nossos bebês, pois ainda estamos em simbiose com eles, então todo choramingo noturno, procuro dar um suspiro, conto até 10 e me levanto com todo amor e carinho para atender a minha filha, sei que isso refletirá futuramente em sua personalidade, sei que não sou perfeita, mas para a Julia pretendo ser mesmo MÃE, se é que vocês me entendem....

CARTA DE UM BEBÊ QUE NÃO DORME A NOITE TODA PARA SUA QUERIDA MÃE

É, FAÇO PARTE DA ESTATÍSTICA DOS BEBÊS QUE MESMO COM MEU TEMPO DE VIDA, AINDA NÃO DORMEM A NOITE TODA. PACIÊNCIA, MAMÃE, E VÊ SE ESQUECE AQUELA IDÉIA DE MURICALM, REMÉDIO PARA DORMIR, JÁ VOU AVISAR QUE NÃO VAI ADIANTAR FICAR ME DROGANDO E PODEMOS COMPLICAR AINDA MAIS AS COISAS. ACORDO PORQUE AO MOVIMENTAR-ME NA CAMA TOMO CONSCIÊNCIA DE MEU CORPO E PERCEBO QUE ESTOU SÓ. NO QUARTO COM AQUELA LUZINHA MINGUADINHA, AS SOMBRAS TODAS SÃO ASSUSTADORAS, O SILÊNCIO DA NOITE ME CONSOME, NÃO FAÇO A MENOR IDÉIA DE ONDE ESTÃO AS PESSOAS E A LUZ DO SOL E ENTÃO BOTO A BOCA NO TROMBONE E VOCÊ VEM. QUANDO VOCÊ CHEGA SONADA E CALMA, ME ABRAÇA DEVAGARINHO, DURMO NUM INSTANTE E VOCÊ VOLTA PARA SUA CAMA, MAS QUANDO VOCÊ VEM TENSA, COM VONTADE DE NÃO VIR, PENSANDO EM MAMADEIRAS E TRANQUILIZANTES, SOLUÇÕES MÁGICAS E URGENTES, PARA EU LITERALMENTE LARGAR DO SEU PÉ NAS MADRUGADAS, AÍ A COISA ENROLA. EU SINTO VOCÊ, NÃO SOU LÁ GRANDE PENSADOR, EMBORA JÁ TENHA UM RACIOCÍNIO RAZOÁVEL, MAS PERCEBO VOCÊ COMO NINGUÉM, LEIO A EXPRESSÃO DO SEU ROSTO, SEI DIREITINHO QUANDO SEUS OLHOS TEIMAM EM NÃO ME FITAR E AÍ ENTRO EM DESESPERO, VOCÊ FICA PARECENDO UMA MAMÃE MONSTRA E NÃO A MINHA AMADA MÃE. DIANTE DESSE QUADRO, REAJO IMEDIATAMENTE E SOU CAPAZ DE TRANSFORMAR UM DESPERTAR BÁSICO NA MADRUGADA, NUM BAILÃO DO ZÉ BOLÃO. SOSSEGA, MÃE, EU VOU DORMIR, VOU SURPREENDÊ-LA, MAS PARA ISSO PRECISO DE UM POUCO DE ESPAÇO PARA ESSE MEU TEMPO INTERNO. NÃO ESTOU DOENTE, SOU UM BEBÊ FELIZ, QUE COME BEM, SE DESENVOLVE BEM, TENHO UM BOM PESO, BOM TAMANHO, SÓ NÃO PROCESSEI AINDA ESSA HISTÓRIA DE FICAR SOZINHO DORMINDO A NOITE INTEIRA, MAS CHEGO LÁ. LOGO EU VOU COMEÇAR A ANDAR, GASTAR MAIS ENERGIA, FICAR MAIS CANSADO E ENTÃO UMA BELA NOITE VOU ADORMECER E SÓ ACORDAR DE MANHÃ. VOCÊ VERÁ QUE NEM CHORAR MAIS EU VOU, PROVAVELMENTE SENTAREI NA CAMA PARA BRINCAR, PASSAREI A CHAMÁ-LA EM VEZ DE CHORAR E GARANTO; MUITOS ANOS PASSARÃO EM SUA VIDA E VOCÊ SENTIRÁ SAUDADE DOS MEUS TEMPOS DE BEBÊ, DIRÁ PARA OUTRAS MÃES QUE ESSAS MADRUGADAS – QUANDO NÃO SE SABEM SE ESTÃO INDO OU VINDO DOS QUARTOS DE SEUS BEBÊS -, SÃO NOITES MÁGICAS DE APRENDIZADO, SUPERAÇÃO, VÍNCULOS QUE MUDAM DE FORMATO. NADA É PARA SEMPRE, MAMÃE, TUDO PASSA, TUDO MUDA DIA APÓS DIA, NOITE APÓS NOITE.

Trecho do livro “Bebês de mamães mais que perfeitas” – Claúdia Rodrigues

Beijos...

Fabi da Juju

Nenhum comentário:

Postar um comentário