quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Não se começa a falar sobre Radicais Livres (RL) sem mencionar o oxigênio - principal combustível do nosso corpo. Quando chega nas células, o oxigênio sofre várias reações até se transformar em água (70% do nosso corpo), mas uma pequena parte dele (2%) se transforma em RL. E aí iniciam-se nossos problemas. Formamos RL continuamente e, quando em excesso, eles acabam provocando o envelhecimento e as doenças no organismo.








MAS, ENTÃO, O QUE É RL?

RL é uma molécula com número ímpar de elétrons na sua última camada, e começa a buscar elétrons em outras moléculas, fazendo com que elas se tornem RL também! É mole?? E pior! Depois que captura o elétron necessário o RL não readquire sua forma e função originais - está danificado! E a molécula que cedeu o elétron se torna instável, um novo RL! Que horror!

Vocês não imaginam a rapidez com que isso acontece: um RL vive em média 10 microssegundos (1 microssegundo é o milésimo do milésimo do segundo). Assim, se não for controlada, essa reação em cadeia passa a ser um detonador de vários problemas no nosso corpo.





Você deve estar pensando...

"Puxa, Deus fez tudo tão certinho dentro da gente e que história é essa de RL nos destruindo justamente através do oxigênio, que nos mantêm vivos?" Xiiiii...





Pois bem, acontece que os RL não são tão vilões assim: a natureza, que jamais se engana, reservou para eles um papel positivo também, na defesa do nosso organismo. Eles destroem todos os seres estranhos às células através do processo chamado de fagocitose (olha a aula de ciências do colegial, gente!).





Tudo acontece de maneira muito rápida, para que os invasores sejam eliminados e para que não ocorra uma produção excessiva e prolongada de mais RL no corpo. Assim, podemos dizer que eles fazem parte do metabolismo humano.

O problema é o excesso deles!!!

Estresse. Quem não está estressado hoje em dia? Pois bem, estresse produz adrenalina e para metabolizá-la, uma grande quantidade de RL é formada.





Cigarro. Cada baforada contém cerca de 100 trilhões de RL.



Jet lag. Você sabia que fazer um vôo transatlântico equivale em RL a fumar 200 cigarros? Peraí, mas sem os danos aos pulmões. O resultado da ação dos RL é a sonolência, o desânimo e o raciocínio lento. Em função disso, muitas pessoas já fazem uso de antioxidantes antes e depois de voar longas distâncias.





Poluição.





Raios solares UV.





Carne vermelha, pricipalmente com gordura. As gorduras saturadas são suscetíveis ao ataque dos RL. Portanto, são alimentos pró-oxidantes. Além disso a carne é rica em ferro e quando esse se combina às gorduras, aumenta a produção de bile. Os ácidos biliares solubilizam o ferro, que se torna reativo e começa a formar vários RL!!!

Imaginem agora os hambúrgueres, as lingüiças, os bacons, etc.





E aí, não vamos comer nunca mais esses alimentos? Podemos sim, com pouca freqüência e sempre acompanhados de muita salada, frutas, legumes e atividade física com moderação (o excesso gera RL). E reforçando: carnes, em geral, devem entrar no nosso prato em pequenas quantidades - 100 a 150 gramas por refeição e sempre retirar as gorduras visíveis.

Minha vó sempre dizia: o que é demais... sobra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário