quarta-feira, 1 de setembro de 2010

LEGUMINOSAS,

 são grãos que nascem dentro de vagens, tais como feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha etc.




A lentilha é a mais antiga das leguminosas. Seu consumo pelos povos do Mediterrâneo era freqüente e apreciavam a combinação deste alimento com trigo e cevada.

Infelizmente nos dias atuais, o consumo do feijão entre os brasileiros diminuiu bastante.

Nesse final de semana investi nas leguminosas para enriquecer o cardápio aqui de casa. Preparei salada de ervilha partida com tomate e cebola picadinhos e fiz arroz com lentilhas.

Costumo guardar em geladeira os grãos e outros cereais como o fubá e a farinha de milho para evitar carunchos.

Sou fã das leguminosas pela propriedade que elas têm de manter a saúde intestinal, fornecendo energia e produtos nutritivos para o crescimento e proliferação das bactérias saudáveis do intestino, e por isso são consideradas prebióticos.

São ricas em ferro, vitaminas do complexo B e fibras. Para que ocorra boa absorção do ferro das leguminosas é necessário a presença da vitamina C. Portanto, consuma alimentos ricos em vitamina C após as refeições para ajudar nessa absorção. Prefira ter como sobremesa frutas com boa quantidade de vitamina C tais como: laranja, acerola, limão, goiaba, cajú.

O consumo regular desses fantásticos grãos previne a constipação intestinal e o câncer do intestino. Contribuem também para a redução do colesterol e da glicose.

Uma das leguminosas que mais aprecio, incentivo o consumo e faço uso regular em casa é o feijão azuki - riquíssimo em ferro e proteína, é um excelente depurativo do sangue porque estimula o funcionamento dos rins e fígado. Essa propriedade depurativa se dá graças a alta concentração de vitamina B1 a qual também protege o coração e o sistema nervoso.

Gente, é esse meu recadinho para começar a semana - vamos fazer faxina no nosso organismo consumindo mais leguminosas.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário