quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O pH normal do sangue varia entre 7,3 e 7,4, sendo levemente alcalino. É nesta faixa que as funções orgânicas podem ter um “ótimo” desempenho.




Pelo processamento que os alimentos sofrem durante a digestão, eles podem gerar substâncias: alcalinizantes ou acidificantes.





ALIMENTOS ALCALINIZANTES

Frutas, legumes e verduras, na sua maioria.





ALIMENTOS ACIDIFICANTES

Leite, açúcar, carnes, cafeína, gorduras, álcool e aditivos químicos contidos em alimentos industrializados.

Se o pH sangüíneo estiver ácido precisará ocorrer uma adaptação do organismo para equilibrar o mesmo. Além de gerar um estresse, ocorrerá uma maior excreção urinária de cálcio.

Nosso intestino é habitado por bactérias "boas e más".

As más bactérias intestinais fermentam proteína e gordura mal digeridas, favorecendo um pH alcalino no intestino que prejudica o desenvolvimento e a manutenção das boas bactérias e diminui a absorção de minerais. No sangue, o consumo de proteína, gordura, açúcar, leite e derivados mantém um pH acidificado, dificultando a ação e utilização dos minerais, inclusive do cálcio, ao mesmo tempo que aumenta sua excreção renal.





As boas bactérias intestinais fermentam legumes, verduras e frutas mantendo um pH ácido intestinal, prejudicando o desenvolvimento de más bactérias e favorecendo a absorção do cálcio e dos outros minerais necessários para um bom funcionamento orgânico, inclusive manutenção da massa óssea. No sangue, o metabolismo de legumes, verduras e frutas mantém o pH levemente alcalino, ideal para que as reações orgânicas aconteçam, favorecendo a biodisponibilidade do cálcio e, conseqüentemente, sua fixação no osso, já que não precisa ser usado como tampão dos íons ácidos vindos da dieta.





Para evitar a osteoporose, precisamos de cálcio, e os alimentos verde-escuro são os que oferecem maior utilização pelo organismo.

É grande o consumo de laticínios do brasileiro e por que temos índices tão altos de osteoporose? Não deveria ser o oposto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário