quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DIGESTÃO

FATORES IMPORTANTES QUE AUXILIAM A DIGESTÃO - parte 2


Continuando nosso tema sobre a digestão, hoje vou comentar a respeito do nosso lindo e maravilhoso intestino.

Na prática clínica fico impressionada com a quantidade de pessoas que tomam antiácidos ou omeprazol e/ou laxantes todos os dias.



O intestino é um órgão inteligente, sofisticado e seletivo. É ele a porta de entrada do organismo e (não a boca) pois será ele que vai decidir o que deve entrar no nosso corpo e o que deve ser eliminado. Ele é o nosso maior órgão de defesa (70% fica por conta dele) e o nosso segundo cérebro, porque retira informações do exterior, as aplica internamente e produz neuropeptídios, como serotonina e endorfinas, que só existem no sistema nervoso. Os micronutrientes que ele absorve dos alimentos, passam informações para todo o organismo, instruem as nossas células para crescerem e repararem os erros no DNA. Além disso, é nele que vive mais de 100 trilhões de microrganismos que controlam e patrulham constantemente o crescimento e a entrada de vírus, bactérias ou qualquer outro agressor para o nosso corpo.

Todo esse sistema fica alterado quando uma pessoa usa indefinidamente medicamento para fazer o sistema gastrointestinal funcionar ou consome alimentos desprovidos de nutrientes.



Sem ácido clorídrico no estomago não digerimos bem as proteínas, não absorvemos vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo, não esterilizamos os alimentos que ingerimos e atrapalhamos a fase duodenal da digestão.



O uso contínuo de laxantes também atrapalha a absorção e pode desencadear doenças intestinais e até mesmo osteoporose porque não "dá tempo" do cálcio ser solubilizado e eabsorvido. No processo digestivo, é fundamental que todas as etapas sejam sincronizadas para que o sistema gastrointestinal funcione naturalmente.



Quando corrigimos a deficiência nutricional, através de escolhas alimentares mais inteligentes, melhoramos a função dos nossos órgãos internos e o nosso corpo recupera o seu ritmo natural.



Nos posts anteriores eu ensinei fazer a biomassa de banana verde e os sucos de clorofila, preparações importantíssimas para ajudar nosso intestino a funcionar melhor.



Mas lembre-se sempre de mastigar muito bem os alimentos e consumir boas porções de hortaliças e frutas com casca. Além disso... muita água e atividade física.



Um gde abraço a todos e agora vamos às visitas que estão atrasadíssimas.



Bom feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário