quarta-feira, 1 de setembro de 2010

De nome científico Polymnia sonchifolia (esquece o nome científico), é um tubérculo originário dos Andes. Com sabor de pêra e melão, aparência de batata doce, o yacon está sendo considerado um alimento nutracêutico, principalmente em decorrência dos estudos sobre a diminuição dos níveis de açúcar no sangue após consumo repetido do mesmo. Esse uso contínuo sugere que a substância hipoglicemiante requer um certo período de tempo para adequar sua concentração no organismo.




Na ciência da botânica, há informações sobre cerca de 800 espécies de plantas utilizadas no controle do diabetes. Porém, somente 5 delas têm sido cientificamente estudas. O yacon é uma delas.

O yacon possui um amido diferente, a inulina, a qual apresenta valor calórico reduzido (1 kcal/g) e não é digerível porque nossas enzimas digestivas não conseguem "quebrar" as ligações de cadeias formadas de 2 a 60 unidades de frutose.

Mas aqui está o melhor da inulina!!!

Ao chegar no intestino grosso (cólon) é totalmente fermentada e isso promove o aumento da flora intestinal saudável e diminui o número de bactérias prejudiciais. Por isso, a inulina é considerada um composto prebiótico, e ainda, fibra solúvel. Daí sua ação sobre o equilíbrio da glicose, porque retarda a digestão e absorção dos carboidratos.





MAS NÃO PÁRA AÍ NÃO!! Ufa!!

Além da inulina, foi identificada também nas raízes do yacon, a presença de substâncias antioxidantes, citotóxicas, antitumorais, analgésica, hepatoprotetora e o aminoácido L-Triptofano conhecido como precursor da serotonina e melatonina (neurotrasmissores do "Paz e Amor") e também protetor da mucosa gástrica causada pelo stress oxidativo.





Bem, acho que chega, né? Já temos razões suficientes para consumir o yacon. Sempre recomendo aos meus pacientes, diabéticos ou não, o consumo freqüente dessa "batata".





E COMO SE CONSOME O YACON?

Basta descascar e comer na hora. Como é rica em antioxidante, ela escurece (oxida) se deixar exposta ao ar. Muito suave e ligeiramente adocicada. Parece uma pêra meio aguada hehehe. Bom apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário