quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Laranja - não chupe apenas

Segundo um estudo da Unesp de Botucatu, a casca da fruta possui mais fibras que a própria polpa. Uma unidade (200 g) guarda 12,96 g desse nutriente na casca e 1,84 g na polpa.
Não é sem motivo que os chás à base de casca de laranja são recomendados para quem quer emagrecer. A espécie amarga, ou laranja-da-terra, também concentra na casca uma substância chamada sinefrina, que acelera a queima de gordura.
Duas xícaras diárias é a indicação aos que desejam emagrecer. A sinefrina é encontrada também na mostarda. Duas colheres de chá do condimento ajudam a nocautear a gordura.
Sempre oriento meus pacientes a baterem a 1/2 laranja com a casca e depois coar. O suco obtido serve de base para qualquer outro suco.
São muitos os benefícios dos citrinos, e em particular o da laranja, mas muitas vezes a casca desta fruta é esquecida.

A verdade é que a casca da laranja, muito utilizada na confecção de bolos e em outros tipos de doçaria, bem como em chás e geléias, é rica em flavonóides que promovem a redução dos níveis de colesterol, e em limonenos, que combatem os danos das substâncias tóxicas nas células do organismo.
Por outro lado, tal como a própria laranja, a sua casca é uma excelente fonte de vitamina C e de pectina, possuindo várias propriedades medicinais.

Assim a casca de laranja pode ser indicada como tônico ou digestivo.


Como fazer o Chá de Laranja:
Ingredientes

Cascas de 2 laranjas - a parte branca fica junto com a casca.

Canela em rama (opcional)

1 litro de água.
Preparação

Lave as laranjas.

Corte-as ao meio.

Esprema as laranjas (tome o suco).

Leve as cascas e a canela para ferver com o litro de água, em fogo médio. Ferva durante 20 minutos. Coe.
Tome o chá durante o dia, quente ou gelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário