quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SAL

falar a respeito do nosso sal de todo dia. Sem açúcar até que dá para se virar, mas comida sem sal??? Xiiii....... é ruim, não?


Dou o maior incentivo aos meus pacientes para usarem o SAL MARINHO.

O sal marinho é o sal grosso próprio para churrasco, moído fino. Tá, mas e daí? Daí que ele apresenta APENAS 84 elementos importantes, entre eles alguns minerais como cálcio, magnésio, bromo etc, que são eliminados durante o processo de refino. E o que se faz com esses elementos extraídos? COMERCIALIZAÇÃO!



A perda desses nutrientes destrói as algas microscópicas que fixam o iodo natural, sendo necessário acrescentar depois iodo artificial. Pode??? Só que os aditivos iodados oxidam rapidamente quando expostos à luz. E aí? Aí é necessário adiconar dextrose como estabilizante, porém..., combinada com o iodeto de potássio, produz no nosso sal uma linda mas incoveniente cor roxa. Hahahaha! Já pensou que lindo!! Sal roxo?? Pois é, não ía dar certo né? Então vamos sumir com o roxo e para isso adiciona-se alvejantes!! Um desses alvejante é o carbonato de sódio, grande provocador de cálculos renais e biliares, conforme vários estudos científicos.



Com o refino do sal perdemos também os sais magnesianos que possuem grande tendência para absorver umidade do meio ambiente. Sal molhado ninguém quer porque não dá para armazenar, não é? Como a indústria iria lidar com esse problema? Então vamos retirar os sais magnesianos. Que pena! Perdemos também o valioso magnésio que anda tão escasso nos alimentos devido ao empobrecimento do solo.



A diferença de preço do sal marinho para o sal comum é ínfima. Então, vamos usar SAL MARINHO?



DICA 1: cuidado com a quantidade de sal marinho porque a ação dele é lenta deixando os alimentos mais salgados depois de um certo tempo.

DICA 2: Vale ressaltar aqui o cuidado com o excesso de sal na nossa alimentação diária, que é extremamente alta entre nós brasileiros. Não esqueçam que leite e carne são ricos em sódio, portanto consumam mais vegetais para haver maior equilíbrio entre os minerais sódio e potássio.

DICA 3: use sal grosso na água de cozimento do macarrão.

DICA 4: cuidado com os aditivos à base de sódio, muito usados na indústria de alimentos. Veja a seguir:



caseinato de sódio - usado em sorvetes e creme de leite.

hidróxido de sódio - usado em alguns enlatados e chocolates.

pectinato de sódio (espessante) - gelatina, sorvetes, conservas.

glutamato monossódico (realçador de sabor) - carnes, temperos, sopas, doces, salgadinhos, etc

nitrato de sódio (conservante) - carnes e embutidos. OBS. nitrato com proteína da carne se transforma em nosso organismo em nitrosamina, uma substância cancerígena muito perigosa.

hexametafosfato de sódio (emulsificante) - bolos, bebidas, queijos

edulcorantes (adoçantes artificiais) - sacarina sódica e ciclamato de sódio

ÚLTIMA DICA!

Vamos aumentar o consumo de alimentos naturais e diminuir os industrializados. E, finalmente, como já havia falado em outro post, vamos nos espelhar na alimentação de nossas avós: alimentos simples, saudáveis, temperos frescos, pouco sal e muito amor!!!

Bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário